miércoles, 19 de octubre de 2011

Banda Bordemr Encontro com a América do Sul terá artistas da Argentina, Chile e Colômbia

Encontro com a América do Sul terá artistas da Argentina, Chile e Colômbia

SORAYA BATISTA

O secretário de Ações Estratégicas, Marcos Gomes, anunciou esta semana mais quatro atrações que participarão do “Niterói Encontro com a América do Sul”, evento que ocorrerá em novembro e que reunirá várias atrações de diversos países sul-americanos. Os artistas que confirmaram presença são da Argentina, Chile e Colômbia.
Representando a Argentina, o evento contará com a presença de dois artistas da cidade de Córdoba, Romina López e Diego Marioni. A cantora Romina ganhou, no ano passado, o IV Festival de Música Brasileira denominado “Córdoba Canta Brasil”, organizado pelo Consulado do Brasil em Córdoba. Já Diego desenvolve música através de diferentes meios – canto, percussão, flauta transversa, saxofone soprano e violão, dedicando-se também à composição de música popular argentina de raiz folclórica.
Direto de Los Lagos, no Chile, Niterói terá o quinteto Bordemar, grupo de música folclórica com referências de jazz e pop, além de influências de música clássica. O quinteto foi fundado em Puerto Montt, porém todos seus integrantes são oriundos da ilha de Chiloé. Sua musicalidade integra instrumentos como o acordeom, bumbo, violão e flauta transversa.
A quarta atração é uma cantora e compositora colombiana. Com uma mistura de rock e pop acústico, Maria Del Mar vem com proposta musical carregada de energia e sentimento. A cantora trabalha há aproximadamente cinco anos para os canais RCN e Caracol, duas das principais cadeias televisivas da Colômbia, na área de musicalização de novelas e já foi voz de numerosos comerciais de rádio e televisão para canais da América Latina.
“As atrações configuram mais uma vez a imensa diversidade cultural que o Niterói Encontro com América do Sul irá proporcionar a todos que comparecerem às atividades totalmente gratuitas”, comenta o secretário de Ações Estratégicas Marcos Gomes.

Outros também virão

O “Niterói - Encontro com a América do Sul”, será realizado do dia 4 a 26 de novembro e contará com centenas de atividades gratuitas espalhadas pela cidade. Dentre as atrações confirmadas para o Encontro estão o Ballet Folklórico de Sucre, da Bolívia, especializado em danças folclóricas bolivianas, a Orquestra de Bambú Ensamble, do Equador, o trio feminino de música popular argentina Roja La Semilla e o grupo argentino de tango El Engrupe.
Foram mais de 200 reuniões com diversas secretarias, prefeituras e ministérios e já são quase 600 artistas convidados, intelectuais, personalidades. Centenas de atividades gratuitas, que estarão acontecendo simultaneamente, espalhadas pela cidade. Entre elas estão as apresentações de audiovisuais, de artes populares, música, dança, gastronomia, teatro, folclore, esporte, eventos acadêmicos e muitas outras.
A abertura do evento, que promete oferecer uma noite de gala para quem prestigiar, será marcada pela apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal Fluminense (UFF), que irá homenagear a música sul-americana, com os clássicos de Tom Jobim e do compositor Astor Piazola, da Argentina.